Telefone: (21) 2244-2286
 
« voltar

A variedade de rótulos consagrados é o diferencial que permite degustar vinhos de qualidade 

A Confraria Carioca - uma agradável combinação de boutique de vinhos e wine bar - já se tornou ponto de encontro de apreciadores da arte de degustar a mais nobre de todas as bebidas. A concepção é do empresário Duda Zagari, diretor da Sociedade Brasileira de Amigos do Vinho (SBAV Rio) e membro da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). E para provar que a bebida oferece diversos prazeres ao paladar, a Carta de Vinhos é composta por mais de 700 rótulos e alguns de importação exclusiva, originários de diversos países como Chile, Argentina, Itália, França, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Uruguai, África do Sul e Brasil, entre outros, o que ressalta a produção intensa de mais 100 vinícolas. É possível comprar garrafas na loja ou apreciar no wine bar, um vinho ou espumante, pelo preço de prateleira. Mas também pudera, ao passar em frente, a loja já desperta a curiosidade, devido a exposição de garrafas, tão atraentes ao olhar. Totalmente aberta, sem portas e com paredes apenas necessárias, é um convite aos passantes a entrar e dar uma conferida nos rótulos e nos preços, visivelmente identificados em cada garrafa, o que permite o ritual de garimpar bons rótulos. 

E para quem aprecia degustar uma boa safra no próprio local, para um inesperado happy hour, não faltam comestíveis para o acompanhamento do vinho, como queijos finos, importados e nacionais, frios, sanduíches e bruschettas. Em sintonia com o propósito de agradar ao máximo o cliente, existe ainda um espaço para a delicatessen, que oferece diversas opções gastronômicas, como deliciosas massas artesanais, pães especiais, azeites finos, cervejas importadas e artesanais e diversos produtos italianos.

Depois de se tornar cliente é inevitável despertar o interesse por mais conhecimento, daquilo que faz tão bem ao paladar. Para tanto, a Confraria Carioca oferece degustações temáticas semanalmente. É escolhido uma região ou país para uma abordagem sobre os tipos de uvas e vinhos e culinária local, algumas vezes com a presença do produtor da vinícola.

Tudo por que “desengravatar” o vinho, é o conceito que define a Confraria Carioca.  A carta de vinhos agrada tantos aos mais exigentes e sofisticados, com safras especiais e raras, como aos iniciantes da arte de apreciar uma bebida tão arrebatadora. A aposta tem como ponto de partida o interesse recente por vinhos de excelência. O público cada vez mais procura por vinhos de qualidade comprovada, de várias faixas de preço e regiões produtoras e uvas pouco conhecidas, além dos bons vinhos nacionais. E a Confraria Carioca ajuda a proporcionar essa incrível descoberta sobre a prestigiada bebida dos Deuses!

 

Carta de Vinhos e algumas exclusividades

Elaborar uma Carta de Vinhos não é tarefa das mais fáceis. É preciso aliar conhecimento e experiência e, ainda saber conciliar exclusividades de bons rótulos e linhas diferenciadas de alta qualidade. Na Confraria Carioca não poderia ser diferente e alguns dos destaques e indicações são os vinhos espanhóis da linha Nueve e Guerrilha, da Winery Arts, que conferem tal propósito.

A linha Nueve oferece garrafas estilizadas que se distinguem pelo misticismo, sofisticação e irreverência. Sabe por quê?  No caso da linha Nueve a escolha pelo digito se dá a sua representatividade como  o saber supremo na cultura oriental e ocidental. Para tanto, a produtora espanhola Vintae, da região Ribera del Queiles, nas províncias de Navarra e Aragon, produz essa coleção singular de vinhos tintos, ideal para o público que gosta de experimentar sensações inovadoras: Numero Nueve, Seis al Revées, Tres al Cuadrado e Exclusive Numbernine.

O Grupo Vintae também produz a Spanish White Guerrilla, uma linha inovadora de vinhos brancos, elaborados pelo Castelo Maetierra. Embora seja localizado em Calahorra, não é propriamente rotulado de vinhos de Rioja, mas do Valle Sadacia. Tem uma variedade maior de uvas brancas consagradas, apresentando Albariño, Verdejo, Riesling, Gewürztraminer, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Viognier Bariica e um Chardonnay Barrica. Além disso, as garrafas são um brinde à arte. Com um design original, possui rótulos inspirados na origem e característica da uva cultivada, uma criação da empresa Moruba Studio de Designer Gráfico, com ilustração do estúdio espanhol Brasmind.

E outro rótulo exclusivo da Confraria Carioca é o vinho branco Alentejano Sexy Summer Edition 2011, um especial de verão, da Vinícola Fita Preta. A vinícola portuguesa resulta da associação de dois prestigiados consultores, o viticultor inglês David Booth e o enólogo português Antonio Maçanita. Elaborado a partir das castas Viognier (40%), Roupeiro (40%) e Antão Vaz (10%), o vinho é leve e refrescante com aromas florais e cítricos e frutas tropicais como abacaxi e maçã. É levemente untuoso e com ótima acidez, que deixa na boca um final longo e agradável. É recomendado degustá-lo bem gelado!

 

Cardápio Harmonizado

Para  celebrar  a  boa  gastronomia,  algumas  sugestões  de  finos petiscos compõem o cardápio do Wine Bar.  Dentre as opções de Queijos,  estão o Grana  Padano,  Brie,  Gruyére,  Gorgonzola,  Poivre  D,  entre  outros. Além disso, os  queijos brasileiros tem merecido destaque no menu da casa, com seus   nomes  inusitados, são saborosíssimos e harmonizam com muitos vinhos. Tais como, o  Serro,  Catauá,  Campo  Redondo, meia  Cura,  Araxá,  Serra  do  Salitre,  Canastra  Zé  Mário  e  Suape. Todos primam pela  originalidade  e qualidade, sendo a maioria produzido  em  pequenas  e exclusivas propriedades  das  regiões  de  Minas  Gerais e Pernambuco.

A Tábua de frios  inclui  Copa,  Salaminho,  Presunto  cru,  Lingüiça  Catalan,  Chouriço  Vela  Serrano  apimentado, Presunto  Cru  Jamón  Serrano  e  o  consagrado  Jamón  Ibérico Pata Negra, considerado  um  dos  melhores  presuntos  crus  do  mundo. Na  Confraria  Carioca,  a  tábua  de mix  de  queijos ou frios  pode  ser  de  quatro  ou  sete tipos  diferentes  É  possível  ainda  o  cliente  comprar  a  peça  inteira de cada especialidade. 

Já os  sanduíches são todos preparados  no  pão  ciabatta e apresentam apetitosas e variadas versões, como o  Piemonte, que leva presunto cru,  queijo grana padano e azeite de alecrim, o  Beaune com copa,  queijo gruyére derretido e mostarda Dijon, o  Sardegna com salame e  gorgonzola e o  Jamón, que combina o  famoso e legitimo presunto  espanhol  com  queijo manchego.       O cardápio diversificado oferece ainda as tradicionais Bruschettas nos sabores tomate fresco, azeite, manjericão, presunto parma e mel. 

 

© 2013. Todos os direitos reservados.